[PT] Proposta de método para ensino de Game Design baseada nas posições da indústria – DiGRA Brasil


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Evento academico, em que apresentei a forma com que ensino game design há 4 anos.

Resumo

O principal objetivo deste artigo é propor uma nova metodologia de ensino de Game Design no contexto acadêmico. O design de jogos faz parte da humanidade há tanto tempo quanto os jogos são jogados. Apesar disto, durante a maior parte deste tempo, não era reconhecido como uma tarefa digna de nota tal qual outras produções artísticas e culturais. Nas últimas décadas, conforme jogos analógicos e videogames tomam um papel cada vez mais significativo na nossa sociedade, o conceito e a prática de game design tornam-se cada vez mais notáveis. Isto é visível com a proliferação não só de empresas que desenvolvem jogos como também de cursos de graduação com foco na área, mas essa corrida ao ouro em um período de tempo tão curto pode levar a falta de estruturação de metodologias adequadas ao aprendizado. Este artigo descreve o processo de uma metodologia e ementa própria  para Game Design nos cursos de tecnólogo e  graduação em Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no Brasil. A abordagem utilizada foi dividir o Game Design em quatro áreas distintas, inspirada pela divisão de trabalhos da indústria e fundamentado na literatura de game design contemporânea. As quatro áreas são mecânicas, sistemas, contexto e progressão. O artigo entrará em mais detalhes sobre a estruturação das aulas e alguns dos resultados atingidos.